Seja filtro

seja filtro

Três dias após o primeiro turno das eleições, tamo como? Ninguém mais se encara nos olhos: a única mensagem vem pela tela do celular. Metade da família já saiu do grupo e a outra metade só manda mensagem de bom dia. Mentira. Ainda tem aquele 1% que insiste em mandar fake news. Na fila do ônibus, do pão e do cinema só tem gente expressando o lado recalcado da extrema direita.

Ontem, enquanto eu passava a tarde com um dos meus melhores amigos, que por acaso é gay, refleti sobre como a vida é delicada e parece querer nos escapar das mãos. Juntos conversamos sobre a atual conjuntura e sofremos juntos. Em casa, sofro a cada notícia de tortura, espancamento, assédio, toda essa violência. Sofro por ver como os ânimos estão alterados e o pessoal resolveu deixar o ID correr solto (você não brinca em serviço, né não Freud?).

No meio desse caos todo, já em casa, tentando me focar no trabalho, minha mãe chega com um filtro de café. Isso mesmo, esse branquinho de papel que usamos pra coar aquele café gostoso pela manhã ou no mesmo bate-papo com o melhor amigo. Foi um gesto gentil pra me dizer: “Filha, sei que vivemos tempos difíceis, mas, por favor, deixe de ser esponja e passe a ser filtro”.

Ao refletir sobre essa incrível metáfora, penso que todos aprenderíamos se passássemos mais tempo filtrando as informações que recebemos em vez de as compartilhando. Já parou pra pensar no número de mensagens que recebemos todos os dias e não conferimos as fontes? Já pensou no número de coisas que compartilhamos e não contribuem para que o dia do próximo seja melhor? Já pensou em como contribuímos para aumentar o alarde sobre o desemprego, a violência, a saúde? Será que não estamos sendo manipulados?

Todos esses questionamentos me levaram a lembrar dessa sigla/verbo: think. Em inglês alguém criou 5 questões para que pensemos antes de falar a partir das letras desse verbo:

Before you speak: THINK!
T = Is it TRUE?
H = Is it HELPFUL?
I = Is it INSPIRING?
N = Is it NECESSARY?
K = Is it KIND?

Antes de falar: PENSE!
T = É verdadeiro?
H = É auxiliador?
I = É inspirador?
N = É necessário?
K = É gentil?

Então, diante de tempos tão difíceis, que tal pensar um pouquinho? 😉

Anúncios

Compartilhe a sua opinião :)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s