Prioridades

3x4

Ontem, depois de uma ótima conversa entre amigos, numa atípica sexta-feira acadêmica, voltei pra casa pensando em como o último semestre tem sido diferente de todos os que tive até agora na universidade. E quando digo isso, incluo a primeira graduação. Este é o primeiro semestre que resolvi fazer coisas que me agradam e me tiram um pouco do academicismo.

E acredito que isso só aconteceu porque precisei definir prioridades na minha vida. E agora, depois de ver uma indicação da Jordana sobre procrastinação que eu vi como pode ser perigoso ser procrastinador em algumas áreas específicas da nossa vida: a pessoal, a emocional e a de saúde. E pensando nisso, penso ter descoberto algo sobre procrastinação: você precisa de uma motivação ou de uma ação que atue como gatilho da mudança.

No meu caso, acredito que foi mais a segunda opção.

Na virada dos semestres, depois de voltar de férias, ao descobrir que não poderia permanecer no estágio – e depois receber novamente uma oferta pra ficar – usei a aparente falta de vontade do setor em me manter como gatilho para fazer tudo aquilo que tinha vontade. Depois de alguns meses indo para a faculdade das 7h30 às 18h para estudar e das 18h às 22h para estagiar, vi que alguns campos da minha vida estavam desequilibrados e que eu precisava fazer alguma coisa. Então usei a frustração para correr atrás do que eu queria: praticar atividade física, dormir oito horas e ter tempo para me dedicar a outros projetos. Infelizmente ainda não está como gostaria, mas já está bem melhor do que era antes.

Atividade física

Com o tempo livre do horário do estágio, junto com algumas amigas da universidade e o Lucas fui atrás de sair do sedentarismo. Me inscrevi na natação segundas e quartas; e musculação terças e quintas. A alegria ao voltar pra natação não podia ser contida. Cada músculo do meu corpo ansiava por voltar a praticar. Quando consegui completar mil metros em uma aula, fiquei muito feliz. Já na musculação, os treinos, cada vez mais elaborados e voltados à resistência muscular, me fazem me sentir mais segura quanto ao meu corpo e aparência, além de me ajudarem a superar novos desafios. O primeiro deles ir para a universidade de bicicleta. Quase três meses de atividade física diária contribuíram e muito para que eu conseguisse sobreviver a quase 13 km de pedalada. O próximo desafio será correr 5km na rua com a Jor e cia.

Oito horas de sono

Aos que me conhecem há mais tempo sabem o quanto dormir é importante pra mim. Sempre fui daquelas que acorda depois de todo mundo e mesmo acordada parece que ainda está despertando pra vida. Tendo isso em mente, as seis horas – às vezes menos – que eu estava dormindo semestre passado me faziam muito mal. Era difícil não ficar mau humorada ou não descontar minha frustração no namorado por conta das poucas horas de sono. Agora, com sono e atividade física regular, já não me sinto cansada – apesar de sentir os músculos latejarem de vez em quando – o que sinto é mais disposição para fazer as atividades do dia.

Tempo para outros projetos

Semestre passado, não tinha tempo para adicionar nada novo à minha agenda, e finais de semana eram dedicados inteiramente à família – seja a minha ou a do namorado. Neste semestre, algumas novidades apontaram como novos desafios a serem superados, a começar pelo PIBIC (Programa de Iniciação Científica), atividade acadêmica na qual nunca tive coragem de ingressar, à qual agora posso me dedicar. Além disso, acredito que pude contribuir muito mais para as discussões em sala – pois tive tempo para ler previamente os textos das disciplinas que me interessam mais; assim como pude me preparar melhor para os estágios de Língua Portuguesa e Inglesa que precisei reger este semestre. Ademais, pude voltar às aulas de Alemão.

O que coloquei aqui não é uma fórmula, um dogma, um mandamento de como você deve levar a sua vida, mas sim uma reflexão sobre antigos hábitos que eu tinha e o que eu sentia que precisava mudar. Espero que com isso você possa pensar também a sua própria vida e ver o que de fato é uma prioridade no seu dia a dia.

Compartilhe a sua opinião :)

